Picles de Pepino Fermentado
- Vinicius Vicente
- 15 de jan. de 2021
- 2 min de leitura
Quando eu penso em picles, o primeiro que vem a minha mente é sempre aquele picles de pepino clássico que sempre vemos nos hambúrgueres. Hoje vamos recriar essa receita clássica americana, com fermentação natural, como era feito originalmente.

INGREDIENTES:
260g pepino
2 folhas louro
1 maço pequeno endro (Dill)
200ml água filtrada
1 colher (chá) sal (2,5% do vegetal)
6 pimentas do reino
1 colher (sopa) semente de mostarda
MODO DE PREPARO:
As medidas da receita foram feitas em relação ao pote que usamos, então a sua receita vai depender de quantos vegetais vão caber dentro do pote.
Primeiro, você vai precisar de uma balança para pesar os vegetais.
Coloque o pote em cima da sua balança e dê ‘tara’, para zerar o peso. Então, coloque os vegetais dentro, de uma maneira que eles fiquem bem compactos.
Coloque água filtrada no pote até que cubra os vegetais.
Retire a água e adicione 2.5% do peso dos vegetais em sal, sem iodo de preferência. (Peso dos vegetais X 0.025 = peso de sal).
Coloque essa salmoura de volta no pote com os vegetais e coloque os temperos.
Coloque um pesinho por cima, como uma pedra de fermentação, um saquinho com água ou até mesmo uma folha de vegetal. O importante é que seu pepino não tenha contato direto com o ar. Você também pode usar um airlock, se tiver disponível.
Deixe fermentando em um local escuro e arejado, com a tampa apenas encostada para que não crie pressão no pote. Deixe de 3 dias a 15 dias, experimentando a partir do 2º dia.
Quando estiver com a acidez que você gosta, guarde na geladeira.
Vai muito bem com lanches, arroz, uma saladinha ou até mesmo com carnes mais gordurosas, pois por ser mais ácido, quebra a sensação de gordura do prato!
Comentarios