Queijo de Iogurte
- Vinicius Vicente
- 1 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Você sabia que o iogurte é o leite fermentado mais popular no mundo? E olha como ele é versátil, além de ir bem com frutas, vitaminas e cereais, ainda podemos dessorar e fazer patês, ricota e até queijo! Dá só uma olhada!

INGREDIENTES:
1 colher (sopa) de Iogurte
2 litros de leite integral
EQUIPAMENTOS:
MODO DE PREPARO:
Essa é uma receita bem simples de fazer, só requer um pouco de paciência pelos tempos de fermentação e dessoramento, mas dá um resultado bem legal!
Primeiro vamos precisar aquecer o leite. Se seu leite já for pasteurizado, só precisa aquecer até 45ºC. Caso seja leite cru, primeiro é necessário ferver e depois esperar esfriar a 45ºC.
Quando atingir a temperatura, coloque o iogurte e mexa.
Coloque em um pote com a tampa apenas encostada, sem rosquear, pois como vamos ter uma ação fermentativa, pode acabar gerando pressão dentro do pote.
O fermento se desenvolve melhor com temperaturas um pouco mais quentes, então precisamos manter essa temperatura por algumas horas.
Para isso, a gente usou uma caixa de isopor, mas você pode usar uma bolsa térmica ou até mesmo deixar dentro do forno desligado.
Temos um post aqui no blog e um vídeo lá no Youtube mostrando 3 métodos que podem ser utilizados para fazer iogurte. Se você ainda não viu, já abre em uma nova página pra conferir depois de terminar essa receita!
Para ajudar a manter o ambiente quentinho, também colocamos um segundo pote com água fervida, mas não muito encostado para não elevar demais a temperatura do iogurte.
Você pode manter umas 8 a 12 horas, não precisa muito mais do que isso, a menos que você curta um iogurte mais ácidozinho :D
Se após esse tempo seu iogurte ainda estiver líquido, você pode reaquecer a água e colocar novamente no ambiente fechado junto ao iogurte, aguardando mais algumas horinhas.
Quando seu iogurte estiver finalmente transformado, precisamos começar a dessorar.
Dessorar nada mais é do que separar a parte líquida, o soro, do seu iogurte. Fazemos isso através do processo de escoamento.
Você vai precisar de um pano que tenha a trama bem fechada, para passar somente o soro mesmo. A gente usa um tecido próprio para queijo, mas você pode usar uma fraldinha de bebê, um tecido Volta ao mundo ou até mesmo um voal, utilizado em cortinas.
O mais importante é ser um tecido que a massa de queijo não passe, mas que seja possível ferver para higienizarmos antes de utilizar.
Coloque todo o seu iogurte dentro do pano já higienizado e você colocar dentro de um escorredor de macarrão, com um pote embaixo para recolher o soro, tampar e guardar na geladeira..
Esse soro é um ótimo starter para fazer outros fermentados, pois ainda possui as bactérias boas do iogurte. Também pode ser usado em caldos, sopas e outras receitas, então é uma boa ideia guardá-lo na geladeira!
O tempo de dessoramento é variado, então fique de olho! O ponto que queremos é parecido com a consistência de um creme de ricota.
Chegando nessa consistência, colocamos em um pote e temperamos a gosto. Você pode colocar sal, pimenta do reino e outros temperos, ou até mesmo deixar sem tempero algum, para sentir só o azedinho e sabores do iogurte.
Após temperado, voltamos para o pano. Agora precisamos prensar nossa massa de queijo de iogurte, para que o restante do soro seja liberado e ele fique mais compacto.
Para isso, você vai precisar de uma forma de queijo. Compramos uma pela internet, mas é possível fazer em casa com um cano de PVC. Corte o cano e cole uma base por baixo, faça furinhos em volta e embaixo, para garantir que o soro tenha espaço para sair.
Para prensar, você pode usar algum utensílio pesado da sua cozinha, que caiba na sua geladeira. O peso você vai ajustando conforme percebe a consistência do seu queijo. Se ainda estiver muito mole e você perceber que não tem mais soro sendo liberado, pode aumentar o peso e devolver à geladeira, esperando mais algumas horas.
Coloque o pano com o queijo dentro da prensa e coloque algo pesado por cima. É interessante colocar uma tampa entre o pano e o peso, um que tenha a mesma largura da sua forma, para que o queijo não saia pelas laterais e fique deformado.
Agora é só colocar dentro de um recipiente para cair o soro, levar para a geladeira e aguardar. Vá verificando de tempos em tempos para retirar o soro do recipiente e ver se a consistência do queijo já está boa.
Quando estiver com uma boa consistência, é só retirar da forma e guardar em um recipiente na geladeira. Está pronto nosso queijo de iogurte! Vai muito bem em pães e torradas, e se você fez um queijo mais neutro, pode comer com geleias também, fica esplêndido! :D




